Utilidade Pública Rio

Publicações de Utilidade Pública

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saúde e cidadania para todos

Feira promovida pelo Instituto Ary Carvalho prestou serviço a crianças e suas famílias


Rio - Um festival de serviços prestados à comunidade. Foi isso que a 2ª Feira de Saúde e Cidadania do Projeto Arará, organizada pelo Instituto Ary Carvalho (IAC), em parceria com o Lions Clube e apoio do Supermercado Prezunic, ofereceu a mais de 4 mil pessoas na manhã de sábado.


O evento aconteceu no Parque Gráfico do jornal O DIA, em Benfica, e empolgou a todos. Um deles era o pequeno Caio Bruno de Brito, 4 anos, que adorou cortar o cabelo: “Acho que ficou bonito.”

Na fila para fazer exame de vista, o serviço campeão de procura, estava Dejane Barbosa dos Santos, 47 anos, que vai precisar trocar de óculos porque seu grau de miopia aumentou. “Daqui, eles são encaminhados para o médico e saem com tudo resolvido, com todas as despesas pagas”, explicou Pedro Aurélio, do Lions.

A coordenadora do IAC, Alessandra Campos, destacou a importância da iniciativa, que integra o calendário anual da instituição: “Realizamos a feira pela segunda vez e percebemos que a adesão é cada vez maior. As crianças atendidas pelo Instituto acabam trazendo toda a família. Muitos têm dificuldade de acesso aos serviços que oferecemos aqui.”

Documento sai na hora

É o caso de Wallace Silva de Freitas, 16 anos. Em poucos minutos, ele viu sua carteira de trabalho ficar pronta. “Desde o ano passado, minha mãe me alertava para tirar, mas eu não tinha tempo. Ter esse documento marca minha entrada no mundo adulto”, disse,emocionado.

“Furei o dedo rapidinho, nem doeu. Em 10 minutos, sai o resultado do teste de hepatite”, elogiou Maria Batista Cristina, 30, outra moradora da região que foi à feira.

O governador distrital do Lions Clube, Almir Fonseca Baptista, comemorou. “Nossa retribuição é ver a satisfação nos olhos dessas pessoas”, afirmou.

Mais de 5 mil atendimentos

Exame de prevenção do câncer de mama, aula de educação sexual, shiatsu ou esclarecimento jurídico. Foi difícil escolher o primeiro serviço entre as 44 atividades oferecidas. Foram 100 testes de Hepastite C, 100 de medição de glicose, em um total de 5. 183 atendimentos.

O Instituto Ary Carvalho é uma instituição sem fins lucrativos que existe desde 1999 e promove projetos nas áreas educacional, social e da saúde. Atualmente, 320 crianças de sete a dezoito anos são beneficiadas por projetos que incluem aulas de música e atividades esportivas.


Fonte: O Dia Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário